Institucional

História
A primeira instituição de ensino ginasial de responsabilidade do Município, em Baraúna, funcionou nas dependências da Escola Estadual João de Abreu, com a denominação de Ginásio Municipal Anexo Baraúna – G. M. A. B. Eram cinco turmas de ginásio, correspondente aos atuais 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que funcionavam apenas no turno noturno, por causa da disponibilidade da Escola. Isto ocorreu do ano de 1973 a 1977, quando da construção desta Escola, os alunos do Ginásio foram transferidos.

Numa prova inconteste do reconhecimento ao trabalho de Manoel Barros de Oliveira pelo desenvolvimento de Baraúna e do seu esforço pela educação dos habitantes deste município, através da suas reivindicações às autoridades e a quem de direito para atender aos baraunenses com escolas em todas as localidades, e como um contributo de Maria Barros Feitosa, primeira professora de Baraúna ao seu pai, o prefeito de Mossoró, João Newton da Escócia assinou Ato de criação da escola dando o nome de Escola Municipal de 1º Grau Manoel de Barros à atual Escola de Ensino Fundamental, construída pelo município de Mossoró em nossa cidade.

Missão da Escola
Nossa missão é formar cidadãos conscientes, capazes de transformar a sociedade e preparados para competir no mercado de trabalho, acompanhando os avanços tecnológicos e científicos, buscando uma melhor qualidade de vida.

Identificação da Escola

Nome: Escola Municipal de 1º Grau Manoel de Barros
Endereço: Rua do Horto Florestal, 155
                  Bairro: Centro, Cep.: 59695-000
                  Baraúna – RN
                  Telefone:
E-mail: escolamb@gmail.com

Níveis e Modalidades de Ensino
Ensino Fundamental (de 6º ao 9º ano)
Educação de Jovens e Adultos (Níveis 2, 3 e 4)

Horário de Funcionamento
Matutino (de 7:00h às 11:00h)
Vespertino (de 13:00h às 17:00h)
Noturno (de 19:00h às 22:30h)

Número de Alunos Matriculados:   

Número de Funcionários: 96

Aspectos Legais de Criação da Escola:
Decreto nº 95/78, Prefeitura Municipal de Mossoró.
Portaria de autorização nº 110/86, expedida pela Secretaria Estadual de Educação e do Desporto A Escola começou a funcionar no ano de 1978, com Educação Infantil (Pré-escolar) e Ginásio (1ª a 8ª Série).

Direção
Liany
Maria Rafaela