Universitários Solidários

A Secretaria Municipal de Educação e do Desporto do município de Baraúna-RN está implantando um projeto pioneiro denominado de Universitários Solidários. O projeto é uma parceria entre a secretaria e os universitários do município que se deslocam diariamente para a vizinha cidade de Mossoró.

A Secretaria de Educação mantém o transporte escolar e como contrapartida os estudantes disponibilizam uma hora semanal do seu precioso tempo no desenvolvimento de projetos nas escolas da rede pública de ensino.

A Escola Municipal de 1º Grau Manoel de Barros realizou três reuniões com os estudantes e apresentou os projetos que deseja desenvolver na escola. São os seguintes:

Acuidade Visual: o projeto possibilita os testes de visão em crianças e adultos alfabetizados ou não, mede o daltonismo e defeitos de visão central. A diversificação permite que ele seja aplicado a todas as faixas etárias. O teste não substituiu o exame clínico do especialista, ou seja, em caso de suspeita de problemas de visão o médico deverá ser consultado.

Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente - FICAI: é um instrumento de inclusão escolar e social, na medida em que busca trazer de volta à escola os alunos infrequentes. A FICAI prevê a parceria da equipe diretiva, Conselho Tutelar e Ministério Público. Trata-se de um valoroso instrumento operacional de combate da infrequência e do abandono escolar.

Cinema com Pipoca: para esse projeto, o cinema será utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, esse projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da escola, incentivando a formação crítica e apreciativa, principalmente, das produções brasileiras e locais.

Do Giz ao Pixel: o projeto tem a intenção de utilizar recursos multimídia do celular, câmera fotográfica digital e filmadoras para a produção de conteúdos pelos próprios alunos. Como potenciais atividades que poderão se desenvolvidas por esse projeto temos: produção de pequenos documentários, vídeo de 1 minuto, registro dos eventos da escola, contar história da comunidade e ambiente vivido pelos alunos, produzir vídeos de apoio pedagógico, produção de um telejornal quinzenalmente, etc.

Xadrez: o projeto tem o objetivo de proporcionar aos alunos da escola a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas, democratizando este jogo-arte-ciência popularizando-o na escola. No final das oficinas será organizado torneios com os alunos participantes do projeto.

Palestras: tem o intuito de discutir questões de interesse dos alunos como: drogas, DST´s/AIDS, Bullying, Gravidez na Adolescência, Estatuto da Criança e do Adolescente, noções de higiene pessoal, etc.

Monitor de Língua Portuguesa e Matemática: os monitores darão aulas de reforço das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no contra turno. Os conteúdos serão os que os alunos estão recebendo dos professores nas duas disciplinas.

Lendo e Aprendendo: tem o objetivo de estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita, e envolver toda a organização escolar num projeto de leitura e escrita.

Educar para e pelo esporte: os objetivos desse projeto são: a) contribuir para redução do tempo de exposição de crianças e adolescentes a situações de risco social; b) estimular o esporte na escol; c) oportunizar a integração da escola às demais; d) estimular mudanças de atitudes como: companheirismo, sentimento de equipe, respeito, disciplina e maior socialização dentro e fora da escolar; e) reduzir os índices de evasão e repetência escola; f) melhora o rendimento escola dos alunos; g) criar um ambiente favorável de integração da escola com a comunidade e h) promover o processo de inclusão educacional através do esporte.

Além desses, a escola propôs que os estudantes sugiram outros projetos não contemplados pela sua proposta.

Para baixar a proposta da escola, a apresentação e projetos prontos CLIQUE AQUI.

Um comentário:

Anônimo disse...

lembrando que Barauna tera a sua primeira turma formada em pedagogia,sendo o manoel de barros a escola que contribuiu com tal feito, deveria ser mais valorizado, pois é um marco na história do minicipio, já que todos que são formados em nosso municipio fizeram faculdade em outras cidades,ficara na história da escola e da cidade, e os que estarão na gestão de ambas serão lembrados, quando no futuro se falar da primeira turma universitaria da cidade de barauna. A formatura será no proximo ano, esperamos contar com o apoio de todos.