Escola adota estratégias de redução da evasão escolar

Evasão, repetência, fracasso: sinônimos quase perfeitos de uma realidade perversa que atinge nossas crianças e adolescentes, cujo combate constitui num dos maiores desafios de qualquer escola que tem como princípio a construção de uma educação cidadã, inclusiva e de direito. 

As causas são muitas, mas as que consideramos mais significativas são: 
  1. Ínfima participação dos pais na vida dos alunos, por sua vez gerada pela pouca importância dada à educação por parte dos pais.
  2. Falta de controle.
  3. Não aplicação do FICAI (Ficha de Acompanhamento do Aluno Infrequente).
  4. Falta de atividades extra sala como prática esportiva competitiva e cultural (teatro, música, dança, coral, etc.).
  5. Não cumprimento das condicionalidades da Bolsa Família.
  6. Metodologias, conteúdos e ferramentas educacionais ultrapassados e consequentemente pouco atrativos.
  7. Pouca atratividade do espaço da escola.
  8. Falta de foco na aprendizagem. 
Preocupada com o problema, a direção da Escola Municipal de 1º Grau Manoel de Barros vem utilizando algumas estratégias com o objetivo de reduzir a evasão na escola. São elas:

Maior cobrança com as famílias beneficiárias da Bolsa Família.
Os pais de alunos nunca se preocuparam com a falta dos filhos na escola. Agora estamos solicitando da Coordenação da Bolsa Família o bloqueio do benefício das famílias cujo filho (a) não esteja frequentando a escola ou esteja com mais de 15 faltas. Com essa estratégia a evasão tem sido quase zero.

Aplicação da FICAI - Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente.
Esse recurso é usado para o aluno com muitas faltas que esteja ou não na Bolsa Família. Esgotadas todas as demais alternativas de impedir abandono escolar, a direção aplica a FICAI como último recurso.

Oferecimento de atividades extracurriculares.
Com o intuito de transformar o ambiente da escola mais atrativo aos alunos, estamos oferecendo aulas de dança, teatro, esporte, xadrez e criação de um coral com alunos da escola. Todas essas atividades são oferecidas no contra turno. A execução dessas ocupações será realizada por cinco profissionais.
Além do coral com os alunos, é objetivo nosso realizar o coral com os colaboradores da escola (professores, funcionários, direção e supervisão).

Aulas de reforço escolar.
Somos sabedores que a reprovação é uma das várias causas da evasão escolar e pensando nisso, estaremos formando turmas para terem aulas de Língua Portuguesa e Matemática. A mesma coisa está sendo realizada aos alunos que serão submetidos às avaliações da Prova Brasil e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Essa ação está sendo executada pelos professores Núbia Bezerra e Onevaldo Barbosa e monitores do Programa Universitários Solidários.

Implantação do Programa Universitários Solidários.
Este projeto foi idealizado e está sendo executado pela Secretaria Municipal de Educação e do Desporto. Por Lei as prefeituras não têm a obrigação de custear ônibus escolar aos universitários, no entanto a secretaria vem mantendo o serviço.


Como contrapartida este ano está sendo solicitado aos estudante uma hora semanal do seu tempo para realizarem atividades nas escolas municipais.
Vários projetos estão sendo programados e a escola Manoel de Barros se antecipando ao programa vem realizando a mais de 30 dias reuniões com os universitários para discutir ações para a instituição.

Torneios de futsal e queimado.
Esta semana, período de provas, teve início o torneio de futsal e queimado. Essa atividade será executada por todo ano letivo com frequência mensal para os turnos matutino e vespertino e quinzenal para o turno noturno.

Todas essas ações estão se somando a outras que na oportunidade exporemos neste espaço.

Nenhum comentário: