Cerca de metade dos professores brasileiros não têm formação
didática para todas as matérias que ensinam. Por exemplo, o professor de
história não aprendeu como ensinar esse conteúdo aos alunos do ensino
fundamental 2, que vai do 6º ao 9º anos (chamado anteriormente de 5ª a 8ª
série) ou o responsável por matemática não aprendeu métodos e técnicas para
passar o conteúdo da sua disciplina.
A informação é da edição 2013 da Talis (Pesquisa Internacional
sobre Ensino e Aprendizagem) coordenada mundialmente pela OCDE (Organização
para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O levantamento foi divulgado na
manhã desta quarta (25).
Entre os 33 países ou territórios que participaram dessa
parte da pesquisa, a média é de 30%.
No Brasil, o índice pode representar um quadro mais
problemático, uma vez que o currículo é fragmentado e temos professores
especialistas -- ou seja, um mesmo professor pode estar responsável por
diversas matérias. Em muitos países, como o Canadá, os professores são
generalistas e dão mais de uma disciplina.
Fonte: uol.
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