A importância da formação continuada para o coordenador pedagógico

Enquanto articulador entre professores e diretor e responsável pela formação do corpo docente de uma escola, é necessário que o coordenador pedagógico mantenha-se sempre atualizado, busque fontes de informação e reflita sobre sua prática, a fim de que tenha a sensibilidade necessária para reconhecer os problemas dos educadores e dos escudantes. Espera-se, então, que esse profissional tenha conhecimentos para além daqueles relacionados às atividades de professor.

Os cursos voltados para a formação e especialização de coordenadores, no entanto, não alcançam a totalidade dos profissionais. Ainda de acordo com a pesquisa da Fundação Vicor Civita, 27% dos coordenadores do Ensino Fundamental I não passaram por curso de formação continuada com mais de 40 horas; e para o Fundamental II, essa porcentagem sobe para 36%. É importante, também, que os cursos de formação preparem o coordenador pedagógico para as dificuldades das diferentes etapas de ensino.

O papel do coordenador como gestor é fundamental nesse momento, pois ele deve se sentir confiante e à vontade para orientar os professores que não possuem especialização em pedagogia.

Nenhum comentário: